top of page

Antônio Joaquim Werneck

Viveiro Muda Tudo

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz) com o tema ‘Os modelos de governança e sustentabilidade dos laboratórios públicos brasileiros: os casos de Farmanguinhos e do Instituto Vital Brazil’.
Médico e professor. Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em 1977, pós-graduação em Saúde Pública 1980 e especialização em Planejamento em Saúde 1981.
Diretor presidente do Instituto Vital Brazil de setembro de 2007 a março de 2016, uma organização científica de referência no campo da saúde fundada em 1919 pelo cientista brasileiro Vital Brazil Mineiro de Campanha, o primeiro a demonstrar mundialmente que os soros hiperimunes contra venenos de animais peçonhentos haviam que ser produzidos a partir de antígenos específicos.
Iniciou a vida profissional como médico em comunidades favelizadas e em ambulatórios de sindicatos de trabalhadores rurais com a metodologia de atenção à saúde da família, ora no atendimento ambulatorial ora na chefia de unidade sanitária da atenção básica.
Trabalhou no planejamento e na gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro – SES/RJ (década de 1980) e nas Secretarias Municipais de Saúde de Niterói (década de 1970) e do Rio de Janeiro (década de 1990). Na Secretaria de Estado de Saúde foi Subcoordenador Regional de Saúde, Técnico de Planejamento e Pesquisa, Diretor Geral de Assistência Médica, Chefe de Gabinete. Na capital fluminense foi Subsecretário Municipal de Saúde desde 1991 até 1997.
Ocupou o cargo de Secretário Nacional da Assistência à Saúde no Ministério da Saúde nos anos de 1997 e 1998.
Desde 2004, seu trabalho está dirigido para o campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial interesse nas ‘Ciências da Vida’.
Em outubro de 2018, iniciou mandato de Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, concluído em setembro de 2023.
Atualmente, seus principais interesses estão voltados:
• à constituição de uma rede científica de referência destinada ao treinamento, pesquisa e produção cujo objetivo é o estabelecimento de uma agenda de longa duração no campo das Ciências da Vida;
• à criação, desenvolvimento e aprimoramento, no Estado do Rio de Janeiro, de uma plataforma tecnológica baseada em parcerias público-privadas como meio de garantir a formação, neste estado, de um cluster de biotecnologia; e
• à implantação de plataformas tecnológicas de desenvolvimento de recursos humanos para a gestão informatizada de hospitais gerais e especializados, com foco no aprimoramento gerencial financeiro na empresa AW Desenvolvimento Profissional e integrante do fórum de colaboradores do Instituto do Conhecimento do Saber Fazer (ICSF)

Antônio Joaquim Werneck
logosAsset 5_2x.png
bottom of page